segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primeira Grande Caminhada Pela Paz será realizada em Santa Cruz

I - GRANDE CAMINHADA PELA PAZ DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

O MovPaz - Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência estará realizando sábado, dia 19 de outubro, a "I - Grande Caminhada Pela Paz" em Santa Cruz do Capibaribe. A Caminhada é um evento plural e includente que convoca as consciências, independentemente de diferenças sócio-culturais, ideológicas e religiosas, criando um ambiente propício em favor da Paz. Ela promove pelo encontro das diferenças, uma maior aproximação entre os indivíduos que buscam um melhor convívio entre si. Ao se deslocarem para a avenida, estão colocando, através da atitude presencial de sua participação, o contributo e o testemunho pessoal de que também são desejosos de fazer alguma coisa pela Paz. O evento não tem conotação de exclusivismo religioso, nem defende nenhuma bandeira político partidária, também não se caracteriza por um movimento de protestos nem de enfrentamentos. É portanto um movimento de construção, de celebração e de aproximação humana para edificação da Cultura de Paz na sociedade, tendo como base a origem da Paz a partir do indivíduo.


 



A concentração da caminhada será às 16h na Avenida Braz de Lira, ao lado da Escola Dinâmica, quando terá a apresentação da Banda Novo Século e dos tambores do Maracatu Capibaribe. O trajeto será de dois quilômetros até a Praça dos Estudantes, onde acontecerá o encerramento com o "Show Pela Paz", com artistas nacionais, regionais e a presença da Banda da Paz da cantora Márcia Porto, vinda diretamente da Bahia, que estarão conduzindo o Trio Elétrico Selva Nua, juntamente com o cantor Israel Filho e o sanfoneiro Geo Moura, ambos de Recife. A caminhada é ancorada pela Lei do "Dia Municipal da Paz" e faz parte de uma série de ações promovidas pelo projeto "Paz pela Paz e Não-Violência" idealizado pelo MovPaz, que atua em diversos municípios do Brasil. 

Caminhada realizada pelo MovPaz no Recife (Foto: Arquivo)
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal da Paz, Moda Center e das entidades ASCAP, CDL e ASCONT. Estão envolvidos na participação da Caminhada a Igreja católica, e os padres da cidade, as diversas organizações do terço dos homens, vários pastores protestantes e suas igrejas, os centros espíritas, a Associação dos Mototaxistas, o CONDEF - Conselho dos Deficientes, Associação dos Taxistas, União dos Paradesportivos de Santa Cruz, a Maçonaria e ainda toda a população estudantil das 17 escolas da rede municipal de ensino, além de outros segmentos da comunidade. O MovPaz Santa Cruz foi fundado em 2011 e tem desenvolvido várias ações como o "Seminário Paz Pela Paz" nas escolas municipais e particulares, o projeto "Cinema Pela Paz", estudos semanais para o conhecimento do fundamento da cultura de paz, e agora está em preparação para a realização da I- Grande Caminhada Pela Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário